© Todos os direitos reservados

terça-feira, 16 de novembro de 2010

EXCERTO DO PRIMEIRO DISCURSO IMPRÓPRIO DE OSKAR KAPRIOLO


A vida ensinou-me que «ao mar o que é do mar, à terra o que é da terra, à floresta o que é da floresta. O homem rouba, a Natureza reage». Esta é uma lei natural inscrita nas entrelinhas do gigantesco livro cósmico, e que a falta de lucidez e a cegueira mental do homopredador nunca permitiram que lesse.


É chegada a hora de ouvir os apelos do planeta enfermo, que chora nas tempestades; que vomita nas erupções vulcânicas; que vocifera no uivo dos ventos; que estrebucha nos tremores de terra; que submerge nos maremotos; que arde nos lumes que a Natureza incendeia. Não serão suficientes estas advertências para vos aperceberdes do início da revolta do Ar, da Água, da Terra e do Fogo? Que cegueira é essa que vos ofusca para só verdes ourama à vossa frente? Atentai nas ameaças que nos atormentam: o abate desordenado de árvores; a erosão dos solos; o excesso de pastoreio, o abuso da caça e da pesca; a contaminação das águas; o extermínio de seres válidos, apenas pelo prazer ou pela conveniência inútil da exterminação.

Primeiro, o homem destrói tudo, indiscriminadamente, ao seu redor, em nome do malfadado progresso, do ilusório bem-estar e da falaciosa opulência. E a Natureza, desse modo violentada, ferida na delicadeza e na generosidade com que nos entrega as suas oferendas, reage, e ela própria provoca os seus estragos, através de tempestades, inundações, fogos, terramotos, maremotos. Depois, os indivíduos, verdadeiramente desesperados, decretam: «É proibido caçar, é proibido pescar, é proibido poluir... É preciso plantar árvores. É urgente proteger a Natureza…». E apressam-se a inventar slogans: «Ajudem o futuro: salvem as árvores!» «Por um planeta mais azul...!»

No entanto, é mais urgente aprender uma nova ética: a ética do ser, para isso a educação e o ensino devem centrar-se na formação desse ser, e não expressamente na acumulação de conhecimentos, muitos deles completamente inúteis. Instruir não é educar. Educar é preparar para a Liberdade. E Liberdade não é o mesmo que Libertinagem.

...

in «A HORA DO LOBO» © Josefina Maller (a aguardar publicação)

Web site da imagem: amigosdosanimaisnv.blogspot.com



Sem comentários:

Enviar um comentário